terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os protestos opositores na Tunísia que levaram em janeiro à renúncia do presidente Zine El Abidine Ben Ali, no poder desde 1987, deram força para os egípcios conseguirem derrubar em fevereiro o ditador Hosni Mubarak, depois de 30 anos na presidência, e inspiraram movimentos populares em diversos países da região.
Um deles foi a Líbia, onde Muamar Kadafi, que se agarrou ao poder por 42 anos até ser deposto por um levante popular iniciado em fevereiro que se tornou uma sangrenta guerra civil, foi morto em 20 de outubro por forças revolucionárias dois meses depois da queda do regime.
No Oriente Médio e no norte da África, a identidade árabe encontrou força na voz contrária aos governos opressores e à situação econômica precária, com inflação, desemprego e falta de perspectivas para os jovens.
"O que aconteceu na Tunísia rompeu o costume do medo e mostrou que era possível - com uma velocidade surpreendente - derrubar um regime, com uma dificuldade menor do que a imaginada", disse Bourhan Ghalioun, diretor do Centro de Estudos sobre o Oriente Contemporâneo (CEOC), em Paris.
Além de Tunísia, Egito e Líbia, Síria, Marrocos, Argélia, Iêmen, Bahrein e Jordânia foram alguns dos países palcos da revolta que tomou conta do mundo árabe nas últimas semanas.



Veja no mapas abaixo os principais pontos de tensão no mundo árabe:


Fonte http://ultimosegundo.ig.com.br/revoltamundoarabe/saiba+mais+sobre+a+revolta+no+mundo+arabe/n1238126301105.html

Google Street View chega à região Sul do Brasil

4968652334_829415ca19
Crédito:Flickr Sanchom - Creative Commons.
Por Cristiane Nunes
Depois de mapear as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, oGoogle Street View chega ao sul do Brasil. Na semana passada, no dia 29, foram liberadas as primeiras imagens fotografadas pelo carro do Google nas cidades sulistas.
Além das capitais Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, foram mapeadas as cidades de Bagé, Santa Maria, Santana do Livramento e Lajeado no Rio Grande do Sul; Paranaguá, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Toledo no Paraná e Santa Cecília, Joinville, São Joaquim e Lages em Santa Catarina.
O Google Street View chegou ao Brasil em setembro do ano passado e há planos de continuar a expansão do projeto no restante do país. Um dos próximos passos é disponibilizar o mapeamento da Amazônia, que já começou a ser fotografada, com imagens captadas não só pelo conhecido carro, mas também via barco e triciclo.

Uma motosserra na Praça dos Três Poderes


Compartilhe:Twitter
Manifestação do Greenpeace em Brasília (Foto: Antônio Cruz/ABr)
Em manifestação iniciada há pouco na  Praça dos Três Poderes contra o projeto de novo Código Florestal, representantes do Greenpeace encheram um balão em formato de motosserra com os dizeres: “Senado, Desliga essa Motosserra”, de um lado, e “Dilma, Desliga essa Motosserra”.
O novo texto do Código deve ser votado hoje no plenário do Senado. Como modifica o texto aprovado pela Câmara, ele terá que ser novamente submetido ao voto dos deputados, o que deve acontecer somente no ano que vem.
Mas para os ambientalistas, o projeto aumentará o desmatamento.