Lembram-se da atração "Tomorrowland" nos parques temáticos da Disney? Era uma “cidade” que mostrava sua visão do futuro, com todo tipo de engenhocas espaciais e conceitos arquitetônicos futuristas. Um empreendimento mais científico será inaugurado no Novo México, mas só pesquisadores terão acesso. O Center for Innovation, Testing and Evaluation (Centro para Inovação, Testes e Avaliação), no Condado de Lea, será construído no segundo semestre para testar as tecnologias das cidades do futuro.
Projetada a partir de Rock Hill, na Carolina do Sul, a cidade será equipada com estradas, casas e outras construções, mas nenhuma pessoa. Na verdade, será um campo de testes para analisar as novas tecnologias em automação de residências e de sistemas inteligentes de tráfego, além de verificar se as redes elétricas antigas conseguem suportar as novidades.
Embora as casas sejam desabitadas, terão estruturas como encanamentos e eletrodomésticos, onde os cientistas poderão fazer seus experimentos sem interferir na vida diária de uma família. A um custo estimado de U$ 400 milhões, o projeto criará 450 empregos permanentes e 3.500 empregos indiretos, durante as fases inicial e operacional.
Crédito: Center for Innovation, Testing and Evaluation (CITE)