Por Irene Klotz
Quinta, 2 de junho de 2011
Talvez você nunca tenha ouvido falar da NGC 6744, uma galáxia a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra, mas certamente ela lhe parecerá familiar.
A bela galáxia em espiral, localizada na constelação austral de Pavo (Pavão), é praticamente uma cópia da Via Láctea, mas cerca de duas vezes maior.
"Se dispuséssemos da tecnologia para sair da Via Láctea e pudéssemos observá-la de cima para baixo no espaço intergaláctico, veríamos uma imagem parecida com esta: impressionantes braços em espiral, envolvendo um núcleo denso e alongado e um disco de poeira”, escreveu Richard Hook, secretário de imprensa do Observatório Europeu Austral (ESO, na sigla em inglês).
"Há até uma galáxia próxima distorcida, a NGC 6744A, vista aqui como um borrão na parte inferior direita da NGC 6744, que lembra uma das Nuvens de Magalhães, vizinhas da Via Láctea”, acrescentou.
A foto foi tirada pelo instrumento Wide Field Imager, preso ao telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, do Observatório de La Silla, no Chile, ligado ao Observatório Europeu Austral. Foi montada a partir de imagens obtidas por quatro filtros diferentes, representadas aqui em azul, verde, laranja e vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário