domingo, 20 de novembro de 2011

Código misterioso finalmente é decifrado

Código misterioso finalmente é decifrado

ManuscritoFOTO
Imagem: Getty Image.
Uma equipe internacional de cientistas da computação decifrou um manuscrito que descreve os rituais de uma sociedade secreta alemã do século 19.
O texto, conhecido como Código Copiale, é um livro de 105 páginas escrito em uma elaborada combinação de símbolos e letras romanas. As tentativas anteriores de decifrá-lo fracassaram, já que o código era mais sofisticado do que a maioria. O documento é da Alemanha Oriental e foi assinado por um certo “Philipp” em 1866.
Kevin Knight, cientista da computação do Instituto de Ciências da Informação da Universidade do Sul da Califórnia, trabalhou na decodificação do manuscrito com duas colegas, Beáta Megyesi e Christiane Schaefer, da Universidade de Uppsala, na Suécia. Eles descobriram que o texto havia sido escrito em uma complexa criptografia de substituição, em que as letras foram substituídas por símbolos.
Esses códigos são comuns em jogos infantis, como a língua do pê e a troca de letras (em que o “A” vira “C”, o “B” vira D” e assim por diante). O Código de Copiale estava um patamar acima disso. No início, Knight e sua equipe pensaram – como muitos outros antes deles – que as letras romanas no texto constituíam a mensagem crifrada. Mas quanto tentaram substituir essas letras por outras, nada fazia sentido.
Isso significava que os símbolos, ou ao menos parte deles, era o que procuravam. Eles tentaram fazer o mesmo com símbolos desconhecidos, e mais uma vez, não faziam sentido. No entanto, o resultado parecia indicar que o alemão era a língua original.
Knight e sua equipe supunham que lidavam com o alemão, já que o livro vinha da Alemanha e “Philipp” também é um nome alemão. Então analisaram a frequência de diferentes símbolos e onde ocorriam juntos. Essa técnica é centenária e depende das combinações de letras permitidas (ou não) em cada idioma. Por exemplo, em inglês, o “q” é seguido de um “u” em pouquíssimas palavras (e todas elas são estrangeirismos). Isso forneceu aos linguistas algumas letras, o que os levou a outras. Por fim, eles conseguiram transcrever todo o texto.
A equipe havia traduzido apenas as primeiras 16 páginas quando percebeu que o Código Copiale era um conjunto de regras e ritos de iniciação de uma sociedade secreta. Essas sociedades eram comuns nos séculos 18 e 19, como organizações políticas e religiosas (a ordem Skull and Bones da Universidade de Yale era uma delas).
No entanto, a técnica utilizada no Código Copiale não serve apenas para ocultar os segredos de uma sociedade há muito desaparecida. Knight observou que muitos de seus algoritmos podem ser usados em um tradutor eletrônico (e muitas vezes o são) e podem ser aplicados a outros textos e idiomas desconhecidos.
Knight também declarou estar muito interessado em um dos mais famosos textos codificados: o manuscrito Voynich, que intriga criptógrafos e linguistas há quase um século. O Voynich é semelhante ao Copiale por ser um texto codificado, mas ninguém sabe ao certo qual é seu idioma original ou o tipo de código utilizado.

Nenhum comentário: