quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Um Dia na Terra: 24 horas de cinema

Un Día en la Tierra 24 horas de cine
Crédito: Getty Images.
Por Tim Wall 

Todos têm seus 15 minutos de fama, mas no dia 11 de novembro, o planeta inteiro terá milhares de horas de fama por meio do projeto Um Dia na Terra.
Durante 24 horas, a população global é convidada a participar da segunda edição do evento de cinema e mídia. Todos terão a oportunidade de postar seus vídeos no website do projeto e contribuir para montagem de um mapa interativo sobre um dia na vida do planeta. Apenas alguns selecionados integrarão a versão final.
O projeto foi lançado em 2008, depois que seu fundador, Kyle Ruddick, presenciou a reunião de músicos de todo o mundo para criar harmonia tonal no Festival Mundial de Música Sacra, o que o inspirou a fazer o mesmo com filmes.
No ano passado, o documentário Um Dia Na Terra compartilhou histórias do mundo todo filmadas no dia 10 de outubro de 2010, e fez sucesso nos festivais internacionais de cinema.
“Criamos mídia com a contribuição de pessoas de todos os países do mundo. Mais de 60 organizações sem fins lucrativos participaram e nós criamos, coletivamemente, mais de 3.000 horas de vídeo”, afirma Ruddick no site do projeto.
Este ano, os patrocinadores convidam a população do planeta a se inscrever no site do projeto e preparar para disparar suas câmeras no dia 11 de novembro.
“Todos podem participar; quanto maior a qualidade e a quantidade de contribuições, maior nosso impacto sobre a humanidade”, disse Ruddick.
 “Juntos, registramos uma diversidade fantástica, os conflitos, tragédias e vitórias que acontecem diariamente. Convidamos você a fazer parte da nossa comunidade internacional de milhares de cineastas, centenas de escolas e dezenas de organizações sem fins lucrativos, e a contribuir com este mosaico global único. Um Dia na Terra é uma comunidade que não apenas observa, mas participa”, diz o texto de apresentação no site oficial.

Nenhum comentário: