Supervulcões podem saltar do zero para o “modo apocalipse” em apenas alguns séculos. Estimativas anteriores calcularam que os lagos de magma de um supervulcão levavam entre 100 mil e 300 mil anos para entrar em erupção – e portanto, não havia temores de uma catástrofe em um futuropróximo. Mas em um novo estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, geólogos sugerem que estes vulcões altamente destruidores explodem em menos de 10 mil anos, e alguns podem levar apenas 500 anos.
"O fato de que o processo de formação do corpo de magma ocorrer no tempo histórico, em vez do tempo geológico, muda completamente a perspectiva do problema”, explica Guilherme Gualda, pesquisador-chefe do estudo.
Utilizando cristais de quartzo formados durante uma erupção no centro da Califórnia, há 760 mil anos, Gualda e sua equipe descobriram que os supervulcões podem representar uma ameaça ainda maior, já que não só são incontroláveis como se formam rapidamente. Ou seja: os geólogos precisam monitorar constantemente a atividade de supervulcões como os do Parque Nacional de Yellowstone e do Sudeste Asiático.
O estudo foi publicado na revista científica PLoS ONE.
FOTO:Crateras do Moon National Monument and Preserve em Idaho, resultado de uma grande inundação de lava (Marku, 1988).
Nenhum comentário:
Postar um comentário