Muitas perguntas para poucas respostas
Como será a situação dos habitantes de Valença daqui há 20 anos com a extinção da maior parte das fontes de água? Com esta possível falta já prevista hoje será que ainda haverá água suficiente para ser bebida, utilizada e usada por todos para se viver aqui? No futuro, qual será a água que estamos deixando disponível para nossos filhos e netos?
Em 20 anos Valença se tiver água será muito maior. Será que teremos que nos mudar daqui? Será que o rio das Flores vai ter água suficiente para abastecer a cidade de Valença na época da seca em 2029? E nos Distritos como será a situação em 2029? Quanto custará um litro de água daqui há 20 anos? E em 2059? Será que estaremos nos matando pela água em 100 anos?
Onde estarão no momento em que a água faltar ou acabar as concessionárias que tem explorado a água do município sem nenhum compromisso com o atual Passivo Ambiental e o que dirão os políticos para a população quando o nossa água começar a se esgotar dentro dos próximos 20 anos, principalmente porque não cuidamos hoje adequadamente deste imenso PATRIMÔNIO AMBIENTAL produzido nas terras do Município de Valença.
É importante saber que a água é um Bem Ambiental do município e que é um Produto Ambiental com um grande valor econômico. É um raro Ativo Ambiental que o município dispõe em quantidade por ser o segundo maior em área no Estado do Rio, e que pela lógica, esta água deveria ser utilizado em seu próprio e exclusivo benefício. Quanto vale isso? Qual o potencial econômico para o município desta água presente?
A produção da água é um Serviço Ambiental prestado por centenas de produtores rurais municipais e que deveriam ser remunerados por isto. Mas os ruralistas não se dão conta disto e nem fazem solicitação alguma por compensações pela produção gratuita da água em suas terras. Eles não sabem que tem esta possibilidade e este direito.
As cidades devem isto ao campo, mas o pior é que nas cidades continuamos sem saber que é lá na roça que a água brota da terra nos milhares de olhos d'água existentes nas matas das propriedades rurais em todos os municípios do mundo. E continuamos desmatando e nos servindo das águas e as poluindo sem cuidado, desprezado os numerosos avisos sobre os danos e as ameaças ambientais que vemos diariamente em todos os meios de comunicação. A gente não toma jeito mesmo.
No Conselho da Cidade de Valença está sendo discutido e elaborando um Plano de Revitalização das 5 Bacias Hidrográficas Municipais que prevê a administração pública das águas e do esquecidos esgotos por um SAAE ( Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) de Valença e que contará com a participação decisiva dos cidadãos e estabelecimentos valencianos, para criarmos uma contribuição voluntaria para que um percentual de cada litro de água vendido, seja destinado diretamente e sem burocracia para um Fundo administrado pelo Conselho da Cidade de Valença em parceria com os outros Conselhos Municipais e que terá como objetivo atuar diretamente no planejamento, na recuperação ambiental e na revitalização das Bacias Hidrográficas municipais. Tenho a certeza que todos estarão dispostos a contribuir solidariamente para esta nobre causa que é a recuperação ambiental do município.
Com certeza, com isto haveria imediatamente recursos locais e suficientes destinados justamente a iniciar o pagamento e a atenuação desta dívida que os urbanos tem com os do campo pela produção da água. Haveria dinheiro para iniciar programas ambientais como o reflorestamento das nascentes, o plantio de matas ciliares, a implantação de Corredores Florestais, ensino de práticas de produção e conservação de água, de saneamento básico no meio rural e principalmente e prioritariamente verbas para a capacitação, o treinamento e o redirecionamento profissional dos fazendeiros e das famílias que ainda moram no campo, preparando-os para um novo presente e para o futuro.
Em tempos de fim de mundo ou pelo menos de esgotamento das fontes de água dentro de 20 anos, se a água em Valença for considerada apenas como uma mercadoria para ser vendida ou explorada como se faz com um refrigerante ou uma dose de cachaça, sem se levar em conta a sua função ambiental, social e econômica, nunca teremos respostas para as perguntas abaixo e nunca saberemos o quanto perdemos, por decisões precipitadas feitas e baseadas em conceitos antigos e ultrapassados, tomadas vinte anos antes.
1- Quando uma concessionária dos serviços de exploração da água, que é de fora do município deixará de pagar ao município pela utilização gratuita deste BEM AMBIENTAL por todo este tempo?
2- Quanto uma concessionária deveria pagar aos proprietários rurais que são os Produtores da Água pelo SERVIÇO AMBIENTAL prestado por eles e pelo uso deste PRODUTO AMBIENTAL por 20 anos?
3- Qual seria a contribuição de uma concessionária para a valorização, a proteção e a conservação do PATRIMÔNIO AMBIENTAL de Valença nestes mesmos vinte anos?
É mais do que hora dos Cidadãos Valencianos reconhecerem a grave situação ambiental existente em todas as regiões do município e de atuarmos efetivamente para tentar reverter esta situação dramática enquanto ainda e talvez temos tempo para isto.
6 comentários:
Com o tema Esperança média de vida ao nascer matem crescimento no Brasil,aprendi mais sobre a Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE.
Os crescimento do Brasil em relação a população Brasileira masculinas e femininas, o tanto q vai crescer, ou diminuir.
Tenho mais conhecimento sobre a taxa de Mortalidade.
Também tive a noticia, que eu particularmente não sabia sobre a Europa
Esta ficando envelhecida .
Com esses textos podemos saber mais i ter mais conhecimentos sobre as matérias
De Geografia e Historia . : )
Com o tema Esperança média de vida ao nascer matem crescimento no Brasil,Aprende mais sobre a Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE.
Os crescimento do Brasil em relação a população Brasileira masculinas e femininas o tanto q vai crescer, ou diminuir.
Tenho mais conhecimento sobre a taxa de Mortalidade.
Também tive a noticia que eu particularmente não sabia, sobre a Europa esta ficando envelhecida .
Com esses textos podemos saber mais,e ter mais conhecimentos sobre as matérias
De Geografia e Historia . : )
O texto n° 1 trata sobre a expectativa de vida, mortalidade e fecundidade no Brasil. na questao da espectativa de vida ela fala que a espectativa de vida tem crescido muito nos ultimos 10 anos mas que a espectativa feminina é muito maior que a masculina. No aspecto fecundidade ele ja mostra uma grande queda no n° de filhos que as brasileiras tinham na decada de 80 e que isso vem ocorrendo em paraleo com o nivel de escolaridade feminino que vem subindo muito em relaçao a este mesmo ano. E no aspecto mortalidade vem relatando tambem uma queda graças a urbanizaçao e melhora na saude.
Ja o texto n° 2 trata sobre o envelecimento da populaçao europeia graças a preferencia das mulheres em estudar primeiro e se casar e formar familia mais tarde e varias vezes desistindo dos filhos. E isso provavelmente no foturo trará serios problemas a populaçao mundial pois trará desequilibrio e sobrecarga no setor previdenciário e de sause peo fato dde haverem muitas doenças cronicas.
o texto apresenta as taxas de natalidades apontanto que de alguns tempos para cá a natalidade tem caido que os casais hoje não pensam em ter filhos igual antigamente, eles pensam na quantia que vão gastar com seus catarretinhos e veem o quando vam gastar porque a população da europa está ficando cada vez mais velha e eles estão tendo que pagar aos casais para terem seus catarrentos e tudo mais a população do Brasil daqui alguns tempos vão estar igual lá na Europa pessoas vão ficar na mordomia mas algun tempo a raça humana pode entrar em extinção por que os dados apontam que só vai cair a taxa de natalidade sem falar na taxa de mortalidade tambem com base no que os cidadões vão vivermulheres lá DF tem mais do que em AL a mulher já tem seus lucros de viverem mais que os homens então é isso que eu qero deixar postado de JOÃO LUCAS 7° ANO SALA 2B ESCOLA SESI DIVINÓPOLIS BOM PASTOR
com base nas carecteristicas a mim apontadas neste texto digo que o crescimento no país sobre as tendencias sobre a natalidade e mortalidade a media de vida feminina e masculina sobre a população da europa estar envelhecendo e alguns governos desses paises estarem preucupados com a populaçao que está caindo a cada ano que se passa a taixa de mortalidade junto com a taxa de mortalidade também tem seu lado positivo por exemplo não morrem tantas crianças igual antigamente as adolescentes não ficam grávidas graças ao uso de preservativos mas mesmo assim temos de tomar uma providencia eu já tomei a minha vou ter 2 catarrentos kkkkkk.de JOÃO LUCAS 7° ano sala 2B escola:SESI DIVINÓPOLIS falow Braulio
muito legal o texto gostei muito!!!!
Postar um comentário