Crédito: Smemon Photography/Creative Commons
Por Cristiane Nunes
Quinta, 14 de julho de 2011
Estava demorando, mas eis que o Google lançou uma rede para rivalizar com o Facebook: o Google Plus (ou Google+). Lançado dia 28 de junho, a nova rede social ainda é restrita a convidados. Por ironia, a pessoa mais seguida no Google Plus é Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Os sócios do Google aparecem logo abaixo no ranking dos mais seguidos.
No entanto, o Google aposta no novo projeto para abalar o império do Facebook. Começando pela interface gráfica, que já chama a atenção por ser diferente do rival, além de novas ferramentas. Conheça algumas:
Circles
A ideia é classificar seus amigos de acordo com os círculos sociais, assim como na vida real: família, colegas de trabalho ou de faculdade, e até mesmo pelo grau de proximidade. A partir dos “círculos” você decide que informações quer compartilhar com cada grupo.
Sparks
Lembra das comunidades do Orkut? A função do Sparks é diferente, mas a intenção de agregar gostos e afinidades é semelhante: com essa ferramenta fica mais fácil encontrar interesses em comum entre amigos e informações que foram compartilhadas sobre determinado assunto. O que o Google quer é dar um empurrãozinho para encorajar as pessoas a iniciarem conversas sem ter que se preocupar em ficar caçando assunto.
Hangouts
O Google Plus não oferece apenas um simples chat, e sim, videoconferência entre seus amigos. Esta ferramenta permite conversas com uma ou mais pessoas, basta estar disponível e esperar que algum amigo o chame. (OBS: O Facebook para não ficar para trás, lançou esse mesmo recurso de videoconferência uma semana depois em uma parceria com o Skype).
Huddle
Eventos? O Huddle, na verdade, está mais para um chat. Você pode combinar um encontro com seus amigos e ir se comunicando com eles por meio dessa ferramenta, que permite troca de informações: quem vai, como está o lugar, que horas você vai chegar, etc.
Instant Upload
O Instant Upload pula uma etapa: você tira suas fotos normalmente pelo celular, mas elas podem ser automaticamente enviadas para o Google Plus. Para quem adora compartilhar tudo, fica bem mais prático.
Location
Lembra o Foursquare. É um recurso para dizer aos seus amigos onde você está. Ah, sim, dá para escolher se quer ativá-lo e com quem quer compartilhar.
Enquanto o Google Plus não é aberto ao público, você pode se cadastrar para aguardar um convite pelo site: http://services.google.com/fb/forms/googleplusptbr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário